A psicoterapia e demais serviços psicológicos são destinados, acima de tudo, àqueles que buscam seu fortalecimento psíquico-emocional podendo resultar em uma bela mudança comportamental (no caso da TCC - terapia cognitivo-comportamental, abordagem que utilizo nos atendimentos). Essa abordagem é objetiva, diretiva, focada no aqui e agora, com eficácia comprovada cientificamente. O sucesso do serviço por mim prestado dependerá, não só das técnicas utilizadas e do meu profissionalismo, mas, principalmente, da entrega e comprometimento de quem me contrata.
De início, o paciente deve entrar em contato via whatsapp para receber informações detalhadas, tirar dúvidas, checar disponibilidade na agenda e marcar o horário da primeira sessão. Em média, são necessárias de 2 a 3 sessões de anamnese (entrevista sobre o seu histórico de vida) para identificar demandas, nortear o tratamento e para começar a construir o vínculo psicoterapeuta-paciente. Os benefícios da TCC podem começar a serem sentidos já nas primeiras sessões. O tratamento dura, em média, de 12 a 20 sessões, dependendo, claro, do engajamento do paciente e quais sejam suas necessidades.
Se você busca melhorar sua qualidade de vida com ajuda profissional e me escolheu para te auxiliar a conquistar esse e outros objetivos (que você tiver ou que surgirem pelo caminho) te agradeço pela preferência!
Psicóloga Bibiana Ribeiro Alves (CRP/SC - 12922)
VOCÊ SE IDENTIFICA COM ALGUM TÓPICO ABAIXO?
Depressão
Quem sente uma vontade constante de deitar e ficar "morando" na própria cama, sem energia para nada, vive com os pensamentos povoados com negatividade, pessimismo, desesperança, sente como se carregasse um fardo pesado demais suportar, tem chorado com frequência e, muitas vezes, descontroladamente ou nas situações mais adversas, tem sentido fraqueza e uma sensação absurda de incapacidade, entre tantos outros sintomas, possivelmente está vivenciando um quadro depressivo.
E sobre a depressão é importante informar que é possível viver com ela, sem focar na "cura" e sim na aceitação, adaptação, superação, no fortalecimento emocional. Isso ajuda a tirar o peso da busca pelo que parece impossível ou inatingível e acaba sendo muito eficaz ao tratamento! O quadro clínico de muitas pessoas (e sua melhora) depende também do quanto elas acreditam que conseguem fazer por si apesar do diagnóstico. É preciso trocar o foco limitante do diagnóstico e focalizar no que você pode fazer à respeito. A psicoterapia cognitivo-comportamental pode te ajudar a progredir em etapas, no seu tempo, seguindo em frente, apesar da dor. A depressão pode dar uma profunda sensação de derrota, desânimo, incapacidade, mas não pode te tirar o brilho dos olhos, a vontade de viver. VOCÊ deve ser o foco da sua vida, não ela.
Crise de pânico
Todos os sentimentos existem para serem sentidos. Nossa, que óbvio isso hein dona psicóloga! Será? Por que então muitas pessoas têm medo de sentir alguns (considerados negativos)? Porque eles existem para serem sentidos em situações reais, lógicas, para nos mostrar/alertar e quando isso não acontece sentimos medo da falta de controle, do desequilíbrio emocional, medo de passar mal, de morrer (por causa dos sintomas físicos). O pânico não surge "do nada", todos os sentimentos (e emoções) têm um gatilho, um motivo. O que ocorre, nessas situações, pode vir do acúmulo de medos, inseguranças, fragilidade emocional, reação a evento(s) traumatizante(s), etc. É possível superá-lo com um bom atendimento psicológico profissional.
Dificuldade na tomada de decisões
É muito comum ficar em dúvida quando a vida exige de você uma tomada de decisão, principalmente em assuntos delicados, complexos. Sabe o que dificulta ainda mais? O medo. Medo da reação das pessoas, da opinião alheia, de tomar a decisão errada, de se arrepender por ter (ou não ter) tomado tal decisão, medo de não dar certo... Sim, pode até ser "comum", mas não deve atrapalhar a sua vida. Se te paralisa, se te faz sofrer, se a frequência e a intensidade do medo e da incerteza forem altos, você tem sim como tratar e superar essas questões com o meu trabalho. Ofereço sessões objetivas, diretivas e com 2, 3 meses de atendimento psicológico dá para começar a sentir os benefícios (dependendo do seu empenho, claro).
Crise de ansiedade
Sabia que muito do que te aflige tem peso por você achar que não vai conseguir dar conta e vai deixando pra depois, tentando se distrair, deixando o tempo passar e, quem sabe, até resolver por você? Pois é, mas o tempo passa com ou sem os nossos problemas, medos, dificuldades, limitações e não resolve nada por nós. Quanto mais você se descobre e se conhece no processo psicológico melhores são as chances de saber como agir a cada novo desafio, seja ele difícil ou não.
Na psicoterapia você pode aprender a se conhecer melhor, a lidar com seus pensamentos e suas emoções de forma eficaz, ou seja, sem fugas e distrações, pois fazer de conta que a ansiedade não está ali não faz com que ela desapareça magicamente. À medida em que o indivíduo se redescobre, se conhece mais e mais, melhor será sua compreensão sobre suas reações emocionais e comportamentais e menor será a tendência ao descontrole, desequilíbrio. É possível sair sozinho de uma crise de ansiedade ou de pânico. Para isso, 3 itens são essenciais: Autopercepção, Controle respiratório e Mudança de atitude. Aprenda sobre isso e muito mais na psicoterapia.
Proporcione-se essa e outras superações terapiando ;)